Ano Sacerdotal

13:17 0 Comments


Ano Sacerdotal

Um ano para “promover o empenho de renovamento interior de todos os sacerdotes, para um seu testemunho evangélico mais forte e incisivo no mundo de hoje”: é nestes termos que, numa Carta agora enviada aos seus “irmãos no sacerdócio”, Bento XVI aponta o objetivo de fundo do Ano Sacerdotal, que terá início 19 de Junho, solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus e desde há anos Jornada de Oração pela santificação do clero. Este Ano Sacerdotal tem lugar em coincidência com os 150 anos do “dies natalis” de São João Maria Vianney, patrono dos párocos, falecido a 4 de Agosto de 1859.
A Carta propõe aos padres de todo o mundo um percurso simples e concreto, a exemplo do Cura d’Ars. Bento XVI recorda depois o testemunho cotidiano do Cura de D'Ars: a oração diante do Tabernáculo, a missa, a Confissão. “Ele tinha a convicção de que era da Missa que dependia todo o fervor da vida de um padre”. “A causa do relaxamento do sacerdote – dizia - é o fato de não prestar atenção à Missa!
Aponta então com simplicidade os elementos que têm feito do Cura d’Ars “um pastor segundo o coração de Deus”: antes de mais, era um homem “humilíssimo”, mas ao mesmo tempo “consciente, enquanto padre”, de ser para a sua gente “um dos mais preciosos dons da misericórdia divina”.
Oração pelos Sacerdotes:

0 comentários:

Mensagem para os jovens!

13:01 0 Comments



Joseph Ratzinger

Numa mensagem enviada a dez mil jovens reunidos em Lourdes, o Papa convidou-os a sonharem com as coisas grandiosas que Deus quer para eles .O Papa assegura aos jovens que “Cristo torna-vos dignos de sua confiança e deseja que possais realizar vossos ideais mais nobres e mais elevados de autêntica felicidade”.
Esta felicidade é antes de tudo um dom de Deus que se recebe empreendendo os caminhos inesperados de sua vontade. Estes caminhos são exigentes, mas também fonte de alegria profunda.
Nosso “sim” a Deus gera a fonte da verdadeira felicidade. Faz que a pobreza da nossa vida penetre na riqueza e na força do projeto de Deus, sem eliminar a nossa liberdade nem a nossa responsabilidade». Por último, o Papa lança um desafio aos jovens reunidos em Lourdes: “que aqueles dentre vós que sintam o chamamento a segui-lo no sacerdócio ou na vida consagrada, respondam “sim” ao convite do Senhor a colocar-se totalmente a serviço da Igreja, em uma vida totalmente entregue pelo Reino dos Céus. Não ficarão decepcionados”.
(Papa Bento XVI)

0 comentários: